Quais cuidados eu preciso ter para fazer uma obra na cobertura?

Você compra um apartamento com cobertura ou você já é proprietário de um cobertura e ela não está do jeito que você quer, exemplo você quer colocar telhado colonial fazer uma área gourmet e uma piscina correto? então você vai e contrata uma "pessoa" para fazer a obra na sua tão sonhada cobertura. Mas afinal quais são os risco de uma obra na cobertura?


A principio todas as obras oferecem risco e devem ser executadas por profissionais qualificados, além disso um das primeiras etapas da obra é a emissão do alvará de construção que somente engenheiros e arquitetos consegue emitir, mas essa parte burocrática vamos deixar para outro texto ok?

A primeira pergunta que se deve fazer é: Esse pavimento(no caso a cobertura) suporta essa sobrecarga? para responder essa pergunta deve-se analisar a planta estrutural do edifício e então fazer ou não(se caso não suporte a sobrecarga) o projeto com base no valor máximo de sobrecarga.

E não se engane, há prédio que suportam pouca ou nenhuma sobrecarga. Assim inviabilizando o projeto. Mas vamos trabalhar com o melhor dos cenário, o prédio suporta a ampliação da cobertura,

E agora? como proteger a equipe e as outras pessoas em volta da obra?

Com o uso de EPI e EPC adequados para esse tipo de serviço.

EPI(Equipamento de proteção individual) como capacete, óculos de proteção, luva, cinturões de segurança e outros e EPC(Equipamento de proteção coletiva) como Rede de proteção, Fita de sinalização e outros.

Bom esse foi apenas um breve resumo de por que um obra na cobertura não é tão simples.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo